segunda-feira, 19 de março de 2012

Barra do Mendes: Inicio



FUNDAÇÃO:
Os primeiros habitantes da área onde esta localizada a cidade de Barra do Mendes, foram os indios Tapuias ,  os indios construiam as suas aldeias a margem do rio vereda do jacaré, partindo do litoral ou do reconcavo, as entradas que vinham em direção do rio são francisco.
A primeira penetração nas terras do atual municipio ocorreu no sec XVI com a concessão da sesmarias ao conde da ponte.







  As terras de Barra do mendes pertenciam ao Conde da Ponte -João Saldanha da Gama Melo Torres Guedes Brito,e sua esposa dona Maria Constancia de Saldanha Oliveira de Sousa, eram proprietarios de uma vasta faixa de terra,copreendendo as proximidades de Jacobina até Bom Jesus da Lapa, conforme escritura pública registrada e lavrada no tabelionato mota, de Salvador,11 de dezembro de 1811,foram eles os primeiros donos das terras de Barra do Mendes.
 A sesmaria do conde da ponte era dividida em sítios geralmente de um légua,muitos deles  chegava a custar dez mil reis ao ano,em 1807, o conde da ponte e sua esposa fizeram dividiram um pedaço de terra, apos a morte do conde, foram repartidos os bens com seus herdeiros, a propriedade foi vendida ao senhor Antonio Teixeira Leite e Felipe Alves Ferreira.
 A historia da existencia de barra do mendes, começou no seculo xix, mais precisamente em 1818, quando o capitao felipe mendes de vasconcelos, um fidalgo portugues comprou a felipe alves ferreira a fazenda barra, a escritura de compra da fazenda foi registrada no cartorio da vila do urubu, depois cidade de rio branco hoje cidade de paratiinga, no dia 05 de março de 1818, segundo moradores da época, o capitão Felipe Mendes de Vasconcelos, era um homem muito rico, ja bastante idoso Felipe resolve voltar para portugal, mas antes ele se encontra com outro portugues no povoado de pintadas, Matias Sodre, natural da Provincia do Minho(Portugal)

 Depois de alguns anos, mais precisamente, em 16 de abril de 1848, Joaquim Sodré, filho de Matias Sodré, procedente da localidade de pintada, que na época pertencia ao município de macaúbas, depois passou a pertencer a Brotas de Macaúbas, e hoje pertence ao município de Ipupiara; chefiando um reduzido número de parentes, escravos e agregados deu início á povoação, dando origem às primeiras iniciativas daqueles que fixaram suas residências nesta região. Começando assim, o desbravamento e a fundação da fazenda que, desenvolveu e deu origem ao povoado de Barra, em seguida Barra do Mendes. Barra, devido ao encontro dos rios Milagres e Marrão, e Mendes em homenagem ao comprador da fazenda, Felipe Mendes de Vasconcelos.
 O fundador da cidade foi na verdade o Sr. Joaquim Sodré, pois o próprio construiu a primeira residência, foi ele quem a desbravou, a sua casa foi construída na esquina da Rua Maria da Gloria Coelho com a Praça Nestor Coelho e a Rua Eurico coelho. Depois, seu tio Francisco Sodré, construiu a segunda casa, na mesma área.
Depois da chegada de Joaquim Sodré, vários chefes de famílias foram chegando e constituindo-se os grandes desbravadores.









                       
 


PELEJAS:

Em 14 de maio de1896, um grupo de 80 jagunços liderado por Clementino de matos ataca Barra do Mendes, porém Militão Coelho, por cautela, recusa-se das ameaças de Clementino, e sai da cidade com seus amigos e parentes para olhos d'água dos batatas, os jagunços de Clementino encontrou barra do Mendes vazia, não tendo com quem guerrear incendiaram as casas de palha existentes na época, saquearam as casas comerciais, roubaram gado e demais animais.
Militão volta à Barra do Mendes, organizando um grupo de 220 homens com armas e farta munição comandado por Manoel Caetano e em represália mandou ocupar a chapada velha em 22 de junho do mesmo ano. (Chapada Velha: nome primitivo da chapada era arraial de são João batista de Chapada Velha, depois passou a denominar-se chapada velha. povoado atualmente pertencente ao município de Barra do Mendes, onde se colheram os primeiros diamantes do estado da bahia.)
Depois de 4 dias de lutas em chapada velha, os jagunços de Clementino de Matos conseguiram fugir, o coronel Clementino derrotado foge para cochó do malheiro.
Os jagunços de Militão tomaram conta da Chapada Velha e por vingança fizeram o mesmo que os jagunços de Clementino fizeram em Barra do Mendes.






Em 1917 Barra do Mendes e Ipupiara eram distritos de Brotas de Macaubas. E após exercer o cargo de Intendente (prefeito) de Brotas de 1914 a 1916, Militão Coelho solicitou ao governador a separação do município e a formação de outro com sede em Barra do Mendes e tendo Ipupiara e Morpará como distritos. O então governador, Antonio Muniz Aragão, atende seu pedido e, pela Lei Estadual nº 1.203 de 21/07/1917, o município é criado.
 Em 1919 houve conflitos violentos entre os coroneis Horacio de Matos e Militão Coelho,o conflito deixou um rastro de destruição e derramamento de sangue,com o caos instalado na cidade.



 
 Livres das intrigas e das constantes ameaças dos Brotenses, Barra do Mendes havia conseguido a sua tão sonhada emancipação política, porém nem tudo foram flores, os brotenses não viam com bons olhos o prestígio do cel. Militão Coelho junto ao governo e nem a emancipação política de Barra do Mendes, passaram a promover-lhe as mais ridículas perseguições, o ataque à barra do Mendes foi feito em 7 de janeiro de 1919 sob o comando de Horácio de matos e o vigário local, Padre Carrilho.
Em 8 de junho do mesmo ano, devido ao esgotamento dos gêneros alimentícios, os habitantes de Barra do Mendes imploraram ao cel. Militão Coelho, por intermédio de José Joaquim Sodré a pedir a paz,a princípio o Coronel não havia aceitado o acordo, mas ao ver a situação em que se encontrava a sociedade, em fim concordou.
 Por força da lei estadual nº 1034, de 14 de agosto de 1958, sancionada pelo governador Antônio Balbino de Carvalho Filho, foi restabelecido o município de Barra do Mendes, desmembrando-o do de brotas de macaúbas, sua instalação ocorreu no dia 10 de abril de 1959, quando foi empossado o seu primeiro prefeito Dr. Aurelino Alves Barreto e vice prefeito Edizio Mendonça.



 

REFERÊNCIAS:
MENDONÇA, Edízio; Barra do Mendes, uma história de lutas - 2003

FOTOS: EDUARDO TEIXEIRA MENDONÇA
                   LIANDRO ANTIQUES 


17 comentários:

  1. Está de Parabéns, eu aqui no Rio de Janeiro, consegui viajar até a Barra do Mendes, lugar que nunca fui pessoalmente mas tinha muita vontade de conhecer por ser a cidade da minha mãezinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que proporcionei essa viagem...é muito linda né?? a historia...tudo!!

      Excluir
  2. Muito boa a sua iniciativa de fazer esse blog. Fico feliz quando alguém de nossa terra se interessa pela sua história.
    Não sou totalmente simpático a essa versão da história de Barra do Mendes, Hoje temos muitas fontes que agrescentam outras informações para a história de Barra do Mendes. Eu particularmente penso assim devido ao meu modo de ver a história. Para mim Barra do Mendes começa no Abade e Termina em Santo André, portanto sua história circunda todo o municipio e não sonmente a sede, como está pautada a históriografia atual daqui. Mas tudo bem, temos ainda muito chão pra andar até que possamos ter certeza de dizer alguma coisa concreta acerca de tantas cousas.
    Mais uma vez, parabéns peo seu trabalho e continue pesquisando acerca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE LIANDRO, MAS POR FALTA DE TEMPO PRA PESQUISAR SOBRE A VERDADEIRA HISTORIA DA BARRA...FIZ O QUE ESTAVA AO MEU ALCANCE...NÃO DEIXAREI DE PESQUISAR E POSTAR AS HISTORIAS DE BARRA DO MENDES...OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

      Excluir
    2. Me desculpem o descuido, houve alguns erros de grafia, devido a correria em digitar isso sempre acontece. Onde se lê: Agrecentam, na verdade seria ACRESCENTAM, e onde está peo se lê PELO
      Obrigado pela compreensão!

      Excluir
  3. Muito , muito bom , informações sobre a nossa terrinha , que eu não tinha conhecimento , Parabéns Ilka Franca !!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ilka Franca, por esse trabalho tão rico, que tenho certeza que surpreendeu e proporcionou à muita gente relembrar um pouco da história da nossa terra. Cada imagem, cada texto, emfim, cada detalhe foi muito bem elaborado, gostei bastante. E mais uma vez, PARABÉNS ;D

    ResponderExcluir
  5. Ilka Franca, não podia deixar de te parabenizar por esse trabalho tão maravilhoso. Gostei muito, muito mesmo. Sem dúvidas, depois desse seu blog, aumentei, e muito meus conhecimentos sobre a nossa terra.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ilka Nunes, pelo seu blog, um trabalho bem elaborado e rico com detalhes de nossa cidade Barra do Mendes, onde proporcionou muita gente a saber dessa história que é muito bonita.Onde muitos conterrânios não sabia a verdadeira história de sua cidade e através de sua iniciativa e pesquisa estão sabendo, e muitos estão relembrando o que passou nestes anos.....mais uma vez parábens..

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Ilka Nunes, pelo seu trabalho maravilhoso, onde fez com que aumentasse meus conhecimentos e dos conterrâneos de Barra do Mendes sobre sua história.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo trabalho de resgate histórico e cultural da sua Terra. A nova geração de moradores devem ter ciência da construção da cidade e da historia de seu povo. repetindo as palavras de um grande poeta:

    Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes.”
    Bob Marley

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo trabalho de resgate histórico e cultural da sua Terra. A nova geração de moradores devem ter ciência da construção da cidade e da historia de seu povo. repetindo as palavras de um grande poeta:

    Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes.”
    Bob Marley

    ResponderExcluir
  10. É muito emocionante recordar a nossa história, lindo seu trabalho Ilka.
    Muito obrigada por esse presente a todos os barramendeses. E como sempre as recordações nos trazem saudade da Capital da Amizade... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Parabens Ika pelo seu pelo trabalho. Muito importante. E, agradeço sensibilizado vc ter pesquisado os meus livros. Grato. Barra do Mendes agradece. E, nós os barramendenses que amam nossa terra, tb lhe rendfemos os nossos sinceros agradecimentos. Valeu pelo esforço.

    Edizio Mendonça

    ResponderExcluir
  12. Muito importante esse tipo de trabalho, pois é difícil encontrar histórias sobre Barra do Mendes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Moro em São Paulo. Na minha certidão, consta que nasci em Brotas de Macaubas Ba. Conversando com parentes descobri que nasci em Canarina na Barra do Mendes. Muito bom saber a história da minha terra. Um dia volto pra visitar

    ResponderExcluir