segunda-feira, 19 de março de 2012

Rua Juracy Magalhaes Recontada

Apresento para vocês a Rua Juracy Magalhães na ótica de seus moradores, e saudosas lembranças de diversões de hoje  e de ontem da fascinante cidade de  Barra do Mendes...


A Rua Juracy Magalhães se chamava rua General Mariante...em homenagem a esse combatente que lutou contra a coluna Prestes em benificio da população,mais tarde com a visita do candidato a governador da Bahia Juracy Magalhães, a rua ganhou seu nome...












Rua Juracy inicio do calçamento

O sobrado do senhor Deraldo Forte foi demolido, e mais tarde deu lugar ao clube cultural barrense, onde eram realizados as festas de carnavais...





A Rua Juracy Magalhaes hoje, rua principal...


Rua Juracy Magalhaes atual







Final da rua Juracy Magalhaes







No Final da Rua Juracy encontra-se a Praça Nestor Coelho...local onde as pessoas se encontram para diversão e lazer...




PRAÇA NESTOR COELHO



Praça Nestor Coelho Ontem


Praça Nestor Coelho Hoje






 Barra do Mendes e Rua juracy Magalhaes sob a ótica dos seus moradores: o que foi descrito abaixo foi por meio  de entrevistas de dois moradores da cidade e que resdidiu na Rua juracy Magalhães.

ENTREVISTAS:
Entrevistado A: A rua Juracy era cheias de buracos não era calçada, tinha uns buracos enormes causados pela chuva tinha poucas casas, e em frente essas casas havia um pé de OITI ( É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa, que dá ótima sombra. As folhas são muito apreciadas pela fauna em geral. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis. Seus frutos são comestíveis, com amêndoas ricas em óleo), que fazia sombra para os moradores e florescia de ano em ano.


Em frente a praça Nestor Coelho tinha um pé de gameleira:(A gameleira é uma árvore de grande porte muito comum, normalmente muito copada. Solta bastante látex quando ferida. Suas raízes se espalham, formando uma base característica da espécie. O nome Gameleira é derivado de sua madeira macia e fácil de trabalhar, utilizadas para fazer gamelas (uma espécie de bacia). É também conhecida como "mata pau", pois pode crescer junto a uma árvore já formada, como uma epífita) onde ficava uns bancos de madeira que servia para reunir os homens para jogar e bater papo.


Entrevistado B: Quando cheguei em Barra do Mendes tinha 12 anos de idade a rua era esburacada, quando chovia os buracos ficavam maiores, as casas eram grandes, feias e velhas( eu achava),lembro que a luz da cidade era de "motor" (gerador), que apagava às 10 horas em ponto, lembro que mocinha ia para praça e tinha q voltar antes que a luz apagasse e juntava-mos aos mais velhos que ficavam na porta "dibuiando feijão" e contando historias.

A diversão quando criança era brincar na rua de esconde-esconde, essa brincadeira era a preferida das minhas amigas e na rua tem  dois cemiterios particulares, e lembro que as meninas escondiam ali e eu chorava de medo pra não entrar la, elas escondiam e tinha uma que deitava no tumulo(risos),tambem gostava de brincar de panelada e ir pra roça dos outros pegar umbu.

UMBUS ( fruta típica da região)





O carnaval era muito bom, era no clube que ficava ali em frente a praça, gostava de brincar o carnaval porque todo mundo se fantasiava e usava uma roupa chamada mortalha, o clube  era pequeno mas era muito bom e as bandas que vinham eram boas.tambem quando era epoca de cheia onde açude transbordava e era bem na epoca do carnaval era uma festa, o lagedo ficava cheio de gente. 
O primeiro carnaval foi realizado em 1950 pelo bloco dos caretas, composto só de homens, que percorriam as ruas da cidade mascarados para que não fossem reconhecidos, apos esta data novas estruturas foram montadas, e Barra do mendes se transformou no palco do carnaval das marchinhas e do frevo,que depois deu espaço para o samba e o axé, onde hoje vários blocos são arrastados pelos trios que leva alegria aos foliões.







Carnaval Atual 
(Bloco Bobos da Corte)

Circuito do trio na av Juracy Magalhães

Bloco dos Manchas 
(Conhecido pela criatividade usada em seus abadás)





O Açude em 1992 , época de cheia...como dizem os moradores "sangrando". As mulheres dessa época na semana lavavam roupa.



Hoje em 2012 a imagem é de  saudades...



 Tinha  e tem as festas da Igreja Nossa senhora da conceição (a padroeira da cidade), que antigamente começava na madrugada e iam nas casas rezar, e pela tarde era realizada procissões era muito bonito, hoje tambem é bonito mas antes era muito mais, hoje só tem a procissão e o leilão, mas é bonito tambem, os padres não tinha moradia fixa aqui, eles os padres e freis vinham de seis em seis meses para realizar missas, casamentos e batizados.
Os casamentos eram muito bonitos, o noivo ia pegar a noiva na porta de casa com os sanfoneiros e os familiares e convidados.





Procissão em 1928






Festa da Nossa Senhora da Conceição




  REFERÊNCIAS:
MENDONÇA, Edízio; Barra do Mendes, uma história de lutas - 2003

FOTOS: EDUARDO TEIXEIRA MENDONÇA
                   LIANDRO ANTIQUES 




Um comentário:

  1. Ilka foi maravilho poder passear por Barra do Mendes através do tempo. São muitas as curiosidades levada ao público imenso da internet sobre nossa querida terrinha.
    Uma pena é ver esse nosso acude que é para mim uma das coisas mais maravilhosas que já teve em Barra do Mendes e que hoje se encontra nessa situação.
    Do mais, parabéns pela iniciativa, nosso povo precisa dessa divulgação.

    ResponderExcluir